sábado, 12 de janeiro de 2013

War, Batalhas Mitológicas


Olá galera! Venho aqui expressar minhas primeiras impressões sobre o jogo War, 'Batalhas Mitológicas'.
Tenho jogado War há um bom tempo, já experimentei os básicos War tradicional e 'Império Romano' e os incomuns War "Favelas Rio" e War of the Ring, este último não sendo da mesma franquia, mas guardando o mesmo semblante de estratégia + guerra.
Pois bem, o Batalhas Mitológicas possui, de cara, dois modos de operação. Você pode optar por jogar com seus amigos no estilo do War tradicional, e aqui a única inovação será o mapa novo (Grécia Antiga e regiões circunvizinhas); e pode escolher jogar o emocionante modo mitológico, em que muitas regras básicas serão alteradas para tornar o jogo muito mais dinâmico, inteligente e estratégico.

Quais as diferenças entre a troca de cartas do War normal e do War 'Batalhas Mitológicas'?
A troca de cartas tradicional não é progressiva e é realizada de forma bastante diferente. No War comum você precisa ter três cartas de símbolos diferentes ou iguais, já no 'Batalhas Mitológicas' a troca poderá ser feita com 2, 3 ou 4 cartas com apenas símbolos iguais. Outra diferença é o produto da troca. No War normal você receberia um número de exércitos que aumentaria gradativamente de acordo com o desenrolar do jogo, já neste novo estilo de jogo você receberá sempre um número fixo de combatentes: Troca com 2 cartas, recebe 4; com 3 cartas, recebe 7; e com 4 cartas, recebe 11. Com a troca você receberá tropas que poderá sacrificar antes mesmo de colocá-las no tabuleiro, obtendo, desta forma, 2 fichas de devoção (explicadas mais adiante) para cada sacrifício.

Quais são e o que são as criaturas mitológicas?
As criaturas mitológicas são 4, um tipo para cada cor/jogador, vocês poderão ver na imagem ao lado quais são elas, e antes que vocês perguntem, não, eu não sei o porquê de terem colocado uma Harpia, que paia! As criaturas mitológicas são bem interessantes, elas adicionam um bônus ao jogo que certamente é o sonho de todos os jogadores de War: a possibilidade de lançamento de um quarto dado, sendo este de 8 lados!! Em termos militares, a criatura mitológica equivale a três exércitos comuns, mas pelo simples fato de estarem estes três exércitos comprimidos em uma criatura mitológica, o seu detentor terá a honra de jogar um dado extra com 8 faces, seja para ataque, seja para defesa. Mas há suas restrições. o jogador somente poderá ter em jogo 6 criaturas mitológicas e ele não poderá simplesmente converter seus exércitos nelas, para colocar uma dessas potências em jogo, deverá fazê-lo no momento exato em que for alocar novas tropas da caixa para o tabuleiro.

Quais são e o que fazem os deuses gregos?
Provavelmente essa é a parte mais inovadora e mais estratégica do jogo (mestres da matemática terão grande vantagem aqui, acreditem). Os deuses estão na imagem ao lado e seus efeitos são variados, como "relançar até 3 dados seus", "relançar seu pior dado com um dado de 8 faces", etc. E a eventual combinação dos efeitos dos deuses podem alterar as suas probabilidades de vitória em uma simples batalha, por exemplo, você deseja utilizar os poderes de Zeus e Ares, poderá fazê-los na ordem que quiser, mas uma de uma forma poderá ser mais interessante do que a outra. Para invocar os deuses você precisará de fichas de devoção, e a falta delas me foi decisiva para o término da partida que joguei ainda ontem.

Fichas de devoção?
Sim, os deuses não são tão benevolentes assim na Grécia Antiga, eles precisam de fichas de devoção para serem invocados. Cada deus requer uma ficha de devoção, exceto Atena, à qual você pode destinar 3 fichas e maximizar seu poder. As fichas são obtidas no início de seu turno a depender do número de territórios com tempos/montes que você possua (existem 12 ao total, distribuídos igualitariamente no início do jogo). De 1 a 4 templos/montes, você receberá 4 fichas; de 5 em diante, você receberá o equivalente ao número de templos/montes que você controle; se não tiver nenhum, não recebe nada. O máximo de fichas que você poderá ter em mãos é 8.

Concluindo, para quem está acostumado à dosagem tradicional do War de sorte e estratégia, jogar o 'Batalhas Mitológicas' na sua forma alternativa poderá trazer uma grande surpresa pois a sorte é reduzida, dando margem a um incremento estratégico. O jogo é interessantíssimo, e a partida que joguei me deu uma excelente impressão de sua jogabilidade. No penúltimo turno de jogo os jogadores pretos e verdes (eu) estavam a 1 território de concluir seus objetivos. No início do último turno, o primeiro jogador (amarelo) conseguiu suas fichas de devoção e começou a avassalar o mapa atacando com os poderes dos deuses e ganhando muitos territórios, eu, indefeso e sem fichas de devoção, não pude oferecer tanta resistência, e ele num último e desesperado ataque concluiu seu objetivo. Detalhe, eu era o segundo jogador. Resumo, compre o jogo e... fichas de devoção, guarde-as!


33 comentários:

  1. Guardar fichas de devoção, foi o motivo da minha vitória... =DD

    Por Matheus D. Queiroz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, pois é, Matheus. As fichas de devoção certamente fazem parte da estratégia do jogo, o uso moderado delas pode ser um fator crucial para a vitória!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. otem jogamos regras normais hoje vamos jogar regras alternativa vamos invocar os deuses ahuhauha depois conto aaaaa deixa ue perguntar a cada rodada deve-se ganhar o numero de trritorio dividido por dois em guerreiros??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Patrícia. Obrigado pelo comentário! O jogo fica bastante emocionante com as regras alternativas, espero que goste! E sim, a cada rodada, coloca-se de exércitos o equivalente à metade de seus territórios, como no war normal, não esquecer também dos exércitos bônus por ter, por exemplo, Citrus ou Peloponeso. Também no começo de seu turno, você deverá receber as fichas de devoção, até o máximo de 8. Qualquer outra dúvida, sinta-se à vontade para voltar aqui. Abraço, bom jogo!

      Excluir
  4. Em relação criaturas mitológicas. Na regra tradicionais diz q tenho q dizer qual territorio está atacando qual e quantos exercitos estão sendo usados, com no máximo 3 exercitos. Na regra avançada usando criaturas mitológicas q equivalem 3 guerreiros, eu só posso declarar q estou atacando com uma delas? ou posso usar uma criatura mitológica e ainda mais 2 guerreiros, ou ainda com 3 criaturas mitológicas (Mas claro só usando os 3 dados de 6 e 1 dado de 8)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Anônimo. Quando você declarar que está atacando com uma criatura mitológica, é impossível envolver outros exércitos (e outras criaturas mitológicas) no ataque, isso porque a criatura mitológica, por si só, já consiste em 3 exércitos, que é o máximo permitido para um ataque.

      Você nunca vai poder atacar com uma criatura mitológica e um soldadinho porque isso corresponderia a 4 exércitos atacantes, e permitiria que algo estranho acontecesse: você poder passar para o território atacado (e vencido) mais de 3 exércitos, porque segundo as regras básicas, após um ataque vitorioso, você poderá usar os exércitos atacantes para invadir o território tomado. Neste ponto, usa-se a regra básica do War tradicional.

      Espero ter ajudado. Forte abraço!

      Excluir
  5. Estou com uma duvida sobre a invocação dos Deuses. Tanto o ataque como a defesa pode invocar deuses ou só o atacante pode invocar??? Estamos com essa duvida pois a carta de Hades e Athenas parecem poder ser usadas tanto pra defesa como para o ataque já as outras cartas não sei se podem ser usadas pela defesa. Você poderia me explicar como fica nesse caso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Giácomo. Os deuses podem ser invocados tanto pelo atacante como pelo defensor, desde que tenha as fichas de invocação necessárias.

      Você deve ter em mente que apenas três cartas podem ser usadas em batalhas (Poseidon, Hades e Ares), os outros deuses só podem ser invocados em outros momentos.

      A carta de Hades pode ser usada por qualquer um dos dois da seguinte forma: após uma batalha, o jogador que tiver perdido um exército poderá usar a carta de Hades, a qual permanecerá ativa até o início do próximo turno deste jogador, produzindo o seu efeito (de coletar até 3 exércitos mortos). Num caso concreto, se em uma batalha o atacante perde um soldado e o defensor perde 2, ambos os jogadores poderão invocar o deus Hades.

      No que diz respeito à deusa Athenas, essa você usa sempre no começo do seu turno, na fase de realizar a troca de cartas por exércitos.

      A disposição das cartas para atacantes e defensores acaba por manter a maior chance de vitória à defesa, isso porque em questões de matemática, a defesa sempre tem vantagem quando em iguais condições de batalha, porque o empate nos dados resulta em uma defesa de êxito, mas lembre-se, a economia no uso das fichas de devoção pode virar o jogo a favor do atacante, porque se a defesa não tem mais fichas, ela fica vulnerável a um ataque munido delas.

      Espero ter ajudado, tenha um bom jogo!

      Excluir
    2. Só corrigindo: os deuses que são usados em batalha são: Zeus, Ares e Poseidon.

      Excluir
  6. Cara, temos mais uma dúvida... Kkkkkk. Vi nas regras que criaturas mitológicas não podem invocar deuses, e lá falava que isso seria explicamos mais adiante, mas não tem explicação. O que vem a ser isso? Se eu tenho uma criatura mitológica no território eu não posso invocar deuses, seria isso??? Obrigado desde já por essa e pela outra resposta!!!

    ResponderExcluir
  7. Opa, Giácomo! Haha, não se preocupe com as dúvidas, é normal nesse jogo. Até hoje ainda tem muita coisa que ficou em aberto, sem qualquer posicionamento das regras.

    Então, as criaturas mitológicas realmente não podem invocar deuses. Na prática, isso acontece quando o território defensor/atacante usa APENAS uma criatura mitológica para sua defesa/ataque.

    Há duas interpretações possíveis, vou dizer ambas:

    1) Se você atacar/defender com uma criatura mitológica, você poderá jogar o dado de 8 faces, mas só poderá invocar deuses se você tiver, além da criatura mitológica, naquele seu território, um exército-humano. Desta forma, se você tiver para atacar 1 criatura mitológica e 1 exército-humano, você poderá declarar o ataque somente com a mitológica e lançar o dado de 8 faces e também invocar deuses.

    2) Se você atacar/defender com uma criatura mitológica, você poderá jogar o dado de 8 faces, e MESMO QUE VOCÊ TENHA UM EXÉRCITO-HUMANO no seu mesmo território, você NÃO poderá invocar deuses, porque só participa da batalha aquilo que você declarou como atacante/defensor. Ou seja, Se você tem no ataque 1 criatura mitológica e 1 exército-humano e declara o ataque somente com a mitológica, poderá lançar o dado de 8 faces, mas não poderá invocar deuses porque o exército-humano não está participando do combate.

    A segunda forma de se jogar faz com que usar a criatura mitológica tenha uma vantagem e desvantagem, veja só:
    - Atacar com criatura mitológica te garante jogar o dado de 8 faces, mas não invocar deuses;
    - Atacar com 3 exércitos-humanos te garante invocar deuses, mas não jogar o dado de 8 faces.

    Existem essas duas formas de interpretação para o jogo, e é uma questão MUITO importante. Confesso que quando jogo com meus amigos, utilizamos o primeiro raciocínio (de que se tiver exércitos-humanos no seu território atacante/defensor, já basta para invocar deuses), mas eu sempre votei pelo segundo raciocínio.

    Espero que eu tenha ajudado, é um assunto meio complicado de se explicar, mas em suma, a regra não foi clara, logo, você e sua turma podem fazer uma votação para escolher uma interpretação para essa regra de "criaturas mitológicas não podem invocar deuses". Forte abraço e boas partidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então amigo, acho que essa regra 2 se encaixa melhor no que entendi sobre criaturas mitológicas, pois em uma parte do livrinho de regras diz que se vcm tiver apenas uma criatura mitológica no território ela deverá ser desmenbrada para se fazer o ataque, pois 1 soldado deve ficar de ocupação. O que vc acha?

      Excluir
    2. A regra é clara, uma vez vc tendo uma figura mitologica no territorio, nao podera lutar invocando os deuses, ja que estara a com a vantagem dos 4 dados oferecida pela mesma. Isso mesmo que vc tenha outros exercitos juntos a ela. A regra foi feita de uma maneira que em ambas as jogadas (figuras e deuses) se tenha vantagem e desvantagens, sabendo a hora de usar cada uma delas. Dessa forma citada na analise 1, o jogador tem tudo ao seu dispor, jogara 4 dados, sendo um de 8 lados, e ainda poderá rejogalos etc, nao faz muito sentido. O proprio deus Ares nao teria sentido algum dessa forma, ja q o dado de 8 ja estara sendo utilizado, a maneira correta é a segunda.

      Excluir
  8. Concordo contigo, acredito que o jeito 2 é o mais acertado, pode até tornar o jogo mais dinâmico!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Bom amigo também tenho uma duvida, sobre invocações dos Deuses por ataques.
    Nas regras falam que posso invocar somente uma vez cada Deus POR "ATAQUE", podendo também combinar seus ataques, mais por exemplo:

    Se eu efetuar um ataque pra conquista de um território e invocar por exemplo o Zeus, e acabar perdendo o ataque e não ter conseguido conquistar o território, e consequentemente eu quiser efetuar um outro ataque na mesma rodada, por ser OUTRO e SEGUNDO ataque eu posso invocar novamente o Zeus ou os Deus que invoquei no primeiro ataque?
    Ou os Deus só podem ser invocados 1 vez por cada Rodada ou Território que você atacar ?

    Desde já muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Rodrigo! Os deuses podem ser invocados por BATALHA, desta forma, se você declara um ataque, poderá invocar Hades, Zeus e Poseidon, se você tiver que atacar novamente, indepentendemente de ser o mesmo território ou outro, já poderá utilizar qualquer deus novamente, mesmo que já os tenha escolhido em outra batalha durante aquele mesmo turno.

      Em suma, a regra que proíbe a utilização dupla de um deus é objetiva no sentido de que você não poderá usar o mesmo deus numa mesma batalha, por exemplo, colocar 2 fichas em Ares para lançar dois dados de 8 faces ou duas fichas em Zeus para duplicar seu efeito de relançamento de dados.

      Simplificando: os deuses podem ser usados várias vezes num mesmo turno, uma vez em cada batalha/ataque.

      Espero ter ajudado! Tenha um bom jogo!

      Excluir
  11. Brigadão mesmo, era isso mesmo que eu pensava só não tinha certeza!
    E até faz mais sentido pois assim os jogadores acaba utilizando mais fichas e tals, pois ontem jogamos do jeito errado e sempre sobrava muitas fichas nem utilizamos o sacrifício de guerreiros pra recuperar 2 fichas.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Bom dia, Gostaria de Saber sobre o deslocamento de exercito, se eu psso fazer mais de um deslogamento.

    Exemplo: eu posso deslocar um exercito de território continuo de A para B. e depois na minha mesma rodada de F, para G, ou seja outros exercitos podem ser movidos??

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, desculpe a demora em responder. Sim, você pode fazer múltiplos deslocamentos no final de cada turno, apenas lembrando que cada exército só pode ser deslocado apenas para UM terreno adjacente, não podendo movê-lo de A para B e de B para C no mesmo remanejo. Apenas a criaturas mitológicas podem se locomover por DOIS terrenos nesta fase.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  13. Magige Guques, tô com uma duvida, na regra alternativa, toda vez que todos jogam, a gente ganha dois soldadinhos pra colocar onde quer? Como no tradicional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, desculpe a demora em responder. Não entendi bem a pergunta, amigo. No começo do turno de cada jogador, ele deve colocar em jogo um número de exércitos correspondente à metade de seus territórios + os bônus por eventuais conjunto de territórios que tenha adquirido.

      Espero ter ajudado, se a dúvida persistir, sinta-se à vontade para perguntar novamente.

      Excluir
  14. Olá amigos, jogamos ontem pela primeira vez e percebemos uma série de lacunas nas regras mesmo. Quando uma figura mitológica morre, ela pode ser desmembrada? Exemplo: ataquei meu adversário com uma figura mitológica e tirei nos dados 7, 4, 3, 1, e o adversário defendeu usando três guerreiros e tirou 5, 4, 3. A figura mitológica morre? Ela poderia ser desmembrada em três guerreiros (sendo que dois deles teriam morrido e um sobrevivido ao combate)?

    ResponderExcluir
  15. Olá! Jogamos ontem e percebemos que realmente as regras não estão claras. Quando uma figura mitológica é derrotada, por exemplo, num combate entre ela e três guerreiros, ela poderia ser desmembrada caso fosse parcialmente derrotada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Christiano. Quando uma figura mitológica morre ela pode sim ser desmembrada. Acredito que você tenha se equivocado apenas no exemplo, posto que os resultados 7,4,3,1 vencem os três combates contra 5,4,3. Suponhamos que os resultados tenham sido 7,3,3,1 contra uma defesa de 6,4,2. Neste caso, o atacante perderá em um dado e deverá desmembrar sua criatura mitológica, colocando em jogo os sobreviventes, no caso, dois soldados.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  16. Boa noite. Joguei agora pouco com dois amigos essa nova regra e ficamos com algumas dúvidas, espero q possa me ajudar.

    1º São 6 figuras mitológicas no jogo todo? ou 6 figuras no tabuleiro no máximo? Ou seja, quando uma figura mitológica morre eu posso colocar uma nova na próxima rodada ou ela morre definitivamente pelo resto da partida?

    2º Como as figuras mitológicas morrem? Elas equivalem a 3 guerreiros então precisaria de 3 resultados negativos pra q ela morra certo? Só q na regra diz q caso um resultado seja negativo eu posso retirar um soldado da província de onde ela veio pra substituir essa baixa e continuar usando o dado de 8 lados. Então como ela vai morrer? Eu simplesmente posso continuar atacando até q não sobre nenhum guerreiro na próxima pra substituir...

    3º A defesa só pode invocar os Deuses caso o atacante tenha invocado primeiro? Ou pode invocar a qualquer momento durante o combate?

    Essas foram as principais dúvidas, espero q não seja abuso rsrs

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, amigo.
    1. Pelas regras, cada jogador pode ter, no máximo, 6 criaturas mitológicas em jogo, nada impede que cada jogador tenha, ao mesmo tempo, 6 criaturas em jogo ao mesmo tempo. Quando uma criatura mitológica morre, ela pode, eventualmente, retornar ao jogo, você sempre vai poder usar o seu boneco de criatura mitológica de novo, desde que respeitado o limite de 6 criaturas em jogo sob o seu controle.

    2. Ela sai de jogo quando o jogador que a controla tiver que desmembrá-la para retirar um, dois ou três exércitos que morreram em batalha e que faziam parte daquela criatura mitológica. Se você ataca com uma criatura mitológica e perde em um dado, você deverá desmembrar a criatura mitológica e retirar um exército, ficando somente com os 2 restantes em jogo.Caso você tenha 3 resultados negativos, nem precisa desmembrar a criatura mitológica, porque enfim, todos os exércitos incorporados nela irão morrer. Até onde eu sei, não é possível sacrificar um exército do mesmo território da criatura mitológica para evitar o desmembramento desta. A meu ver, não faria sentido, porque se é a criatura mitológica quem está atacando, eventuais baixas deverão ser sofridas nela mesmo. Pela minha experiência com o jogo, arrisco sintetizar da seguinte forma: atacando ou defendendo unicamente com uma criatura mitológica, se houver qualquer baixa (1, 2 ou 3 derrotas nos dados), você deverá desmembrar a criatura mitológica e remover as baixas para, só então, continuar atacando, se possível.

    3. Segue-se a seguinte ordem: após o lance dos dados, o atacante diz se vai usar algum deus, em seguida, a defesa indica se vai usar algum. Nada impede que a defesa seja a única a usar deuses. Mas lembre-se que os deuses não podem ser invocados "a qualquer momento", por exemplo, Hades só poderá ser invocado quando ocorrer uma baixa, Zeus, Poseidon e Ares na fase subsequente ao lançamento dos dados.

    Espero ter ajudado, amigo. Qualquer coisa, sinta-se à vontade para comentar novamente! Forte abraço e bons jogos.

    ResponderExcluir
  18. Uma pergunta então: Nas regras diz que o mesmo deus pode ser invocado apenas uma vez por ataque... Por exemplo o atacante invoca ares e zeus, o defensor pode invocar ares e zeus? ou depois de invocar ares ele passa a prioridade pro defensor invocar algum? Se o atacante invocar ares o defensor pode invocar ares também? Se o atacante quiser invocar ares, zeus e poseidon ele deixa o defensor sem opções?

    ResponderExcluir
  19. "Boa tarde, Christiano. Quando uma figura mitológica morre ela pode sim ser desmembrada. Acredito que você tenha se equivocado apenas no exemplo, posto que os resultados 7,4,3,1 vencem os três combates contra 5,4,3. Suponhamos que os resultados tenham sido 7,3,3,1 contra uma defesa de 6,4,2. Neste caso, o atacante perderá em um dado e deverá desmembrar sua criatura mitológica, colocando em jogo os sobreviventes, no caso, dois soldados. A criatura mitologica morre, como perdeu dois dados coloca 1 exercito e o defensor perde 1.

    Espero ter ajudado."


    O exemplo dele está certo, o empate nos dados é da defesa... 7,4,3,1 contra 5,4,3. O atacante perde 2 (4,3) que empataram, e a defesa perde 1 (7 contra 5)

    ResponderExcluir
  20. estou com uma duvida amigo, não sei como "usar" as figuras mitológicas no jogo. já que a regra fala apenas que não se pode substituir 3 guerreiros de um território por uma figura. mas não fala como usa-lá . na regra básica fala que cada figura mitológica vale por 10 guerreiros (mas quero jogar na regra alternativa). Eu só posso usar uma figura mitológica quando possuir no território 10 guerreiros ? porque se for assim não vou usar nunca, porque constantemente atacamos ou somos atacados. resumindo: Como usar (não digo nas batalhas, sobre as batalhas ja sei como usar) e QUANDO usar as figuras mitológicas. Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Para mim, uma vez que se declarar ataque com uma figura mitológica o atacante fica impedido de usar os deuses, pois a figura mitológica já ataca por três exércitos. E já tem a vantagem de atacar usando o D8(dado de oito lados). Quanto a defesa, acho justo que fique a critério do defensor usar ou não a figura mitológica para se defender. E se o fizer fica impedido de usar os deuses.

    ResponderExcluir